30ª Bienal – A Iminência das Poéticas, começa hoje!

Fotos da 29ª Bienal de São Paulo

Entre os dias 7 de setembro e 9 de dezembro mais de 100 artistas estarão na 30º Bienal de Arte de São Paulo, no Parque Ibirapuera. Este ano, a curadoria do evento, que recebeu o nome de A Iminência das Poéticas afirmou que a exposição não possui um tema, mas sim um motivo. De acordo com Luis Pérez-Oramas, André Severo, Tobi Maier e Isabela Villanueva (curadores) esse motivo é o ponto de partida para responder a uma série de perguntas, sobretudo como a arte contemporânea funciona em um mundo imprevisível, marcado por acontecimentos repentinos.

“Esses artistas não estão aqui porque representam um tema específico, nem porque representam um conjunto de nações, estão aqui por suas obras. Porque achamos que as relações entre elas fazem algum sentido”, revela Pérez.”A 30ª Bienal quer contribuir com a discussão sobre as práticas artísticas nesse mundo, e não pretende afirmar-se com respostas definitivas e ortodoxas”.

A mostra pretende ser um evento capaz de produzir constelações de obras e artistas que conversam entre si. Sendo assim, a Bienal decidiu levar mais adiante esse conceito de constelação e pensou em uma identidade visual que transmitisse isso. Foram criados 30 cartazes diferentes, assinados pela equipe curatorial, pela coordenação de design da Bienal, por seis designers convidados e por doze selecionados que participaram de um workshop com a curadoria.

Série de 30 cartazes da 30º Bienal de Arte de São Paulo

Além da exposição principal no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, A Iminência das Poéticas também estará presente no Museu da Cidade (Casa Modernista, Casa do Bandeirante e Capela do Morumbi), no MASP, no Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP) e no Instituto Tomie Ohtake, bem como em intervenções pela cidade – na Avenida Paulista, na Estação da Luz e em diversos lugares pelas ruas de São Paulo.

30ª Bienal de São Paulo – A iminência das poéticas
Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera
Data: de 7 de setembro a 9 de dezembro
Horários: terças, quintas, sábados e domingos (9h às 19h); quartas e sextas (9h às 22h)
Entrada: gratuita

Share and Enjoy:
  • Twitter
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us

Comente!

Tags