Pisos de Madeira

Assoalho

Em madeira maciça, ele costuma ser o sonho de muita gente, por dois motivos: conforto térmico e durabilidade ­ (pode chegar a 30 anos ou mais, quando bem aplicado). As tábuas de madeira maciça geralmente têm 2 cm de espessura, com largura e comprimentos variáveis. O comprimento oscila entre 2 e 6 metros. O acabamento pode ser com efeito fosco, acetinado ou brilhante. Deve-se tomar cuidado para que a madeira esteja completamente seca a fim de evitar empenamento das tábuas. Permite de 4 a 5 raspagens.

Madeira de demolição

As mais comuns são a peroba e a canela. Esse tipo de piso de madeira maciça tem a vantagem de ter passado pela estufa natural dos anos e não costuma retrair, a não ser que entre em contato com a umidade. Permite de 4 a 5 raspagens.

Assoalho de Bambu

Não bastasse ser uma matéria-prima renovável, o piso de bambu é também resistente e foge ao tradicional. Na verdade, é um assoalho laminado, pois é composto de três lâminas maciças, prensadas. As réguas, com espessura de 1,5 cm, podem ser encontradas nas tonalidades natural ou café, ambas revestidas na fábrica de uma película que protege contra riscos. Há acabamento fosco ou brilhante e permite de 4 a 5 raspagens.

Taco

Feito de placas de madeira maciça nativa em tamanhos variados, o taco é uma opção mais econômica que os assoalhos. Os modelos têm entre 1,1 e 2 cm de espessura. Os tacos devem ser instalados sobre contrapiso nivelado. Permitindo diversos tipos de paginação, como por exemplo, espinha-de-peixe, escama-de-peixe, dama, paralelo e convencional. Permite de 4 a 5 raspagens.

Parquet

A diferença para o taco de madeira maciça está na medida: ­ são quatro peças unidas, formando placas de 24 x 24 cm ou 48,20 x 48,20cm. Sua espessura pode variar entre 8 mm e 1 cm. Permite de 4 a 5 raspagens.

Laminado

Composto de réguas entre 6 e 9 mm de espessura, feitas de HDF ou HPP (pedacinhos de madeira de alta densidade), tem instalação rápida e limpa, em contrapiso seco e nivelado. As reguas são cobertas com lâminas de madeira já acabadas, em diversos padrões. Podem ser instaladas sobre outros tipos de pisos sem a necessidade de remoção. Este tipo de piso não permite raspagem.

Piso de PVC

O piso de PVC reproduz fielmente a madeira, com o diferencial de não agredir o meio ambiente. Ideal para áreas internas de tráfego moderado, como lojas, consultórios, restaurantes e residências. O material, apresentado em réguas, com as vantagens de não riscar e não reproduzir o barulho do andar sobre o piso. As placas mantém parâmetros de segurança, impermeabilidade, flexibilidade e propriedades antiderrapantes.

Piso Pronto

O piso pronto, pode ser encontrado em várias formas e composições. Por ser comprado já com acabamento, o preço pode aumentar em até 10% comparado aos outros pisos. Os mais comuns e mais usados são o maciço e o multiestruturado.

Piso Pronto Maciço: O diferencial do taco, é que este piso já vem pronto para o uso e não irá apresentar descolamento e trincas. De fácil aplicação, o piso pronto maciço já vem envernizado e permite de 4 a 5 raspagens.

Piso Pronto Multiestruturado: Um grande exemplo de piso ecologicamente correto, o Piso Pronto Multiestruturado é a evolução do carpete de madeira. O Piso Pronto Multiestruturado é constituido de uma lâmina natural de madeira maciça sobre uma estrutura trançada composta de madeira compensada com 6 camadas, possui também encaixe perfeito com macho e fêmea nos 4 lados. Este piso já vem com seu acabamento envernizado pronto para o uso e não permite raspagem.


Share and Enjoy:
  • Twitter
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us

Comente!

Tags